Agir na certeza que um Mundo melhor é possível!

Realizou-se no dia 19 de maio uma iniciativa do 9º H, na Escola Básica do Caramulo com vista à participação social na conservação dos espaços fluviais, onde confluíram o Projeto “Rios”, o projeto interdisciplinar “Oceanos de plástico” e a iniciativa “Corrente do oceano”.

É de salientar que o projeto Rios surgiu com o objetivo de contribuir para a implementação de planos de reabilitação das ribeiras, com o envolvimento e responsabilização de toda a comunidade civil, com vista ao desenvolvimento sustentado, à educação para a cidadania e ao crescimento local e regional. Implementado no Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro desde 2015, tem também como finalidade ajudar os alunos a interpretar o ambiente natural e patrimonial associado aos nossos rios e ribeiros, promovendo o interesse pelas questões ambientais e alertando para a necessidade de proteção destas zonas ribeirinhas. A nível nacional é coordenado pela ASPEA (Associação Portuguesa de Educação Ambiental).

Após a saída de campo, realizada no dia 7 de abril, às três ribeiras do Guardão cujo objetivo foi o estudo ao nível da qualidade da água, paisagem, ecossistema florístico e faunístico, atividades antropogénicas e património nas proximidades, foram apresentados  pelos alunos do 9º H, no dia 19 de Maio os resultados deste trabalho ao presidente da Junta de Freguesia do Guardão, Ricardo Loureiro, ao vereador da cultura e educação da Câmara Municipal de Tondela, João Figueiredo, ao diretor do Agrupamento de escolas Tomaz Ribeiro, Júlio Valente e ao presidente da direção do CEISCaramulo, Luís Costa.

A apresentação decorreu na Escola Básica de Caramulo e os alunos tiveram a oportunidade de divulgar a criação de uma rota cultural e pedagógica, bem como sugestões de melhoria para a valorização das ribeiras e espaços adjacentes.

Seguidamente, estendendo a atividade aos alunos do 2º e 3ºCEB, fez-se uma caminhada até ao parque de merendas do Guardão onde, em associação à iniciativa Corrente do oceano, todos deram as mãos criando um corrente humana num gesto simbólico que uniu toda a comunidade. Anteriormente, estes alunos tinham sido convidados a decorar um pedaço de tecido com motivos alusivos aos oceanos, que entregaram no local e que virão a formar a manta dos oceanos, que será exposta na escola no final do ano letivo.








 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Atividade - Dia Mundial dos Oceanos